Total de visualizações de página


quarta-feira, 27 de maio de 2015

CONCEITO DE TRABALHO, RELAÇÕES QUE TEMOS COM ELE, INFLUÊNCIAS SOBRE COMO AS CRIANÇAS ENCARARÃO O QUE É TRABALHAR E HOMENAGEM A UMA PROFESSORA EXEMPLAR


Olá amigos, eis o link da Coluna de Educação desta semana. Abordei o tema Trabalho, a relação que estabelecemos com ele (e a consequente influência nas concepções das crianças sobre o que é "trabalhar"), aproveitando para homenagear a querida amiga e professora Olga Fogaça, que semana passada aposentou-se na rede municipal de São Bernardo e deixou um legado de referência em profissionalismo, dedicação e compromisso em dar sentido a sua prática como educadora e como pessoa. 

O link com a reprodução do áudio só abre completamente no notebook ou desktop comum. No celular até abre, mas o link do áudio não aparece.


http://mais.uol.com.br/view/15486999


sexta-feira, 22 de maio de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Olá amigos! Esta é a coluna de 13/05/2015 em que abordo questões sobre o processo de construção do Plano Municipal de Educação na cidade de São Bernardo e as relações com sua base, o Plano Nacional de Educação.
Novidades sobre o Plano Municipal de Educação (informações posteriores a exibição da coluna): A despeito de que grande parte das escolas e profissionais da Educação aderiu à greve do funcionalismo público municipal, as discussões para elaboração do Plano Municipal de Educação continuam... e, com prazo estendido, mas igualmente apertado, sendo a última conferência prevista para o dia 25 de junho.
Observação: O link pode ser visualizado no notebook ou desktop comum. Em celular ou smartphone a página do Uol chega até a abrir, no entanto, não abre a janelinha com o áudio da coluna.


MEDICALIZAÇÃO DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO

O que é Medicalização e suas implicações na sociedade e na Educação são alguns dos breves apontamentos que faço na coluna transmitida no dia 06/05/2015.

CONCEITO GERAL E ESPECÍFICO DE EDUCAÇÃO E SEUS CORRESPONSÁVEIS

Olá! Nesta coluna transmitida no dia 30 de abril faço breves reflexões sobre o conceito de Educação e os que compartilham e assumem tal corresponsabilidade.


ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - COLUNA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nesta coluna (transmitida no dia 22 de abril / 2015) abordo os princípios que devem ser garantidos na Alimentação das escolas públicas municipais, comentando também as adequações no cardápio da merenda que o município de São Bernardo do Campo - SP realizou no princípio deste ano e que gerou reações e posicionamentos diversos.

 Alimentação Escolar


CONCEITO DE PAZ E LUTA NO PRISMA EDUCACIONAL


Olá amigos, compartilho com vocês a coluna de 20/05/2015 em que comento sobre o conceito de paz, luta e o sentido particularmente especial que adquirem na Educação. Também conecto o assunto com a atual greve do funcionalismo público de São Bernardo.

O link só abre completamente no notebook ou desktop comum. No celular chega até a abrir a página, mas o ícone da transmissão não aparece.







domingo, 10 de maio de 2015

COLUNA EDUCAÇÃO BÁSICA - RÁDIO PARATY

Olá pessoal! No dia 15 de abril foi minha estréia na Coluna de Educação Básica do programa Redação Paraty da Rádio Paraty - FM 87,5, da região de São Bernardo do Campo e Santo André - SP. Nela comento e problematizo diversos temas relacionados ao cenário educacional. O programa vai ao ar todos os dias das 07:00 às 08:00 e as colunas sobre Educação vão ao ar às quartas. Para ouvir online, de qualquer parte do Brasil basta acessar www.radioparaty.com.br

Deixo aqui os link da Coluna Inicial:



Aceito sugestões de temas a ser abordados. Espero que gostem!