Total de visualizações de página


quinta-feira, 25 de junho de 2015

PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NOS EVENTOS PROMOVIDOS PELA ESCOLA - IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E CONEXÕES COM A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AOS INTERESSES INFANTIS

Olá!  Na coluna desta semana falo sobre a importância da participação dos pais e familiares na vida escolar dos filhos e uma forma prática de fazer isso é a presença nos eventos da escola. Faço também algumas considerações a respeito das intenções envolvidas na preparação destes eventos e principalmente sobre a expectativa das crianças por estes momentos de interação com a família. Qual o impacto quando ninguém da família comparece? Quais as possibilidades de demonstrar interesse significativo pelas coisas que as crianças consideram importantes? Lembrando que o link só abre completamente em desktop comum ou notebook.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES PARA AS CRIANÇAS


Olá amigos! Na coluna desta semana faço uma reflexão sobre limites, as dimensões deles em nossas vidas e a importância do estabelecimento deles na formação e educação das crianças. 

Lembrando que o link com a reprodução do áudio só abre completamente no notebook ou desktop comum. No celular até abre a página, mas o link do áudio não aparece.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO: ANALFABETO, RUDIMENTAR, BÁSICO E PLENO

Olá amigos!


Olá amigos! Na coluna de hoje abordo a questão dos índices de Alfabetização no Brasil. Vocês sabiam que menos de 30% dos brasileiros podem ser considerados plenamente alfabetizados? O que é ser plenamente alfabetizado ou analfabeto funcional? Diante de índices tão preocupantes, qual a implicação da estrutura oferecida pelo governo e pelos métodos de ensino praticados? Enfim, compartilho com vocês algumas reflexões, desabafos e indagações.

Lembrando que o link com a reprodução do áudio só abre completamente no notebook ou desktop comum. No celular até abre a página, mas o link do áudio não aparece.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

PRECONCEITO, DIFERENÇAS, CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE


Olá amigos! Este é o link da coluna desta semana, em que abordo questões sobre convivência com a diversidade, destacando o quanto nossa forma de ver e agir em relações às diferenças pode ser positiva/construtiva ou negativa/destrutiva. 

Lembrando que o link do áudio só abre completamente no notebook ou desktop comum, no celular chega a abrir a página, mas não abre a visualização do áudio.