Total de visualizações de página


quarta-feira, 29 de julho de 2015

PIOLHO NA ESCOLA - COMO ABORDAR O TEMA E DICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Olá amigos! Na coluna de hoje falo sobre um assunto que só de ser citado já provoca coceiras em alguns: PIOLHO. Como tratar esta questão no contexto da escola? Quais os procedimentos de prevenção e de tratamento para vencer a batalha contra estes pequenos intrusos, que querendo ou não estão entre nós? Deixo também algumas indicações de livros para abordar o assunto com as crianças. Lembrando que para ouvir o áudio da coluna é necessário acessar de desktop comum ou notebook, em celulares e smartphones o link até abre, mas não surge o ícone do áudio.











quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESCOLA E O AMBIENTE CONSTRUTIVO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS - VISÃO DE PAULO FREIRE

Olá amigos! Na coluna desta semana, em clima de retorno do recesso escolar, comento a definição de Paulo Freire do que é Escola, ou pelo menos do que ela deveria ser, principalmente nos aspectos das relações e vínculos estabelecidos entre todos os responsáveis por torná-la viva e pulsante. Qual é o tipo de Escola que queremos? A diferença entre um grupo e uma equipe envolve essencialmente a forma como as relações interpessoais são estabelecidas em prol de objetivos em comum.
Lembrando que o link para reprodução do áudio só abre completamente no desktop comum ou notebook.
 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS NA EDUCAÇÃO, MUDANÇAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES (LICENCIATURAS) E REFLEXÃO LITERÁRIA SOBRE VALORES E RITMO DE VIDA


Olá amigos! Na coluna desta semana comento alguns impactos dos cortes orçamentários aplicados à Educação e também alterações previstas para os próximos dois anos na formação inicial de professores (licenciaturas). Aproveito e compartilho uma reflexão literária com o poema "Casa Arrumada", de Carlos Drummond de Andrade, pertinente para vivenciarmos tanto em épocas de pausa na rotina (recesso escolar), como no modo de conduzirmos nosso cotidiano. 

Lembrando que o link só abre completamente para reprodução do áudio no desktop comum ou notebook.
http://mais.uol.com.br/view/15539507 






quarta-feira, 8 de julho de 2015

LÁPIS COR DE PELE?

Olá amigos! Na coluna desta semana, aproveitando que o tema preconceito racial voltou a pauta nas redes sociais motivado pelos comentários pejorativos e preconceituosos à jornalista Maria Júlia Coutinho, faço uma breve reflexão sobre algumas raízes dos preconceitos que estão presentes sutilmente no nosso cotidiano, em falas e posturas, que muitas vezes até reproduzimos e nem percebemos. Por exemplo, existe um único lápis de cor que pode ser denominado "cor de pele"? E os padrões estéticos presentes nas bonecas mais famosas? Será que estão superando a visão de modelo ideal ou continuam ignorando os princípios da diversidade humana?
Lembrando que o link só abre completamente para escutar o áudio no desktop comum ou notebook.

domingo, 5 de julho de 2015

Consumismo Infantil - como promover consumo consciente desde a infância


Olá amigos! Na coluna desta semana abordo conceitos e práticas relacionadas a consumo consciente. Qual a diferença entre consumo e consumismo? Quais as estratégias publicitárias para nos influenciar a colocar o impulso da realização imediata dos desejos acima das reais necessidades e qual o impacto disto na infância? Como as questões ambientais, sociais e econômicas estão relacionadas as causas e consequências do consumismo? Enfim, um tema bastante atual, que tanto adultos e crianças tem muito a aprender.
Lembrando que o link só abre completamente para exibição no desktop comum ou notebook.