Total de visualizações de página


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

INFÂNCIA - TEMPO DE CRIANÇA SER REALMENTE CRIANÇA

Olá amigos! Na coluna desta semana trago uma reflexão sobre a valorização e resgate da verdadeira essência da infância, do que é realmente ser criança e de como nós adultos podemos aprender com elas, principalmente por lembrar-nos de que um dia também fomos crianças se quisermos manter nossa saúde mental e disposição de vida em alta com o passar dos anos. Além disso, compartilho o poema "Por último", do professor e poeta Ricardo Da Cunha Lima (apresento a primeira versão a que tive acesso, que escutei durante uma aula de latim e que o professor gentilmente depois me enviou por e-mail, a pedido, para compartilhar com meus alunos da época). O poema em sua versão final foi publicado em 2010, no Livro "Bis", pela Companhia das Letras.
Lembrando que o link de áudio só abre completamente para reprodução em computador comum (desktop) ou notebook. Em celulares e smartphones o link até abre, mas não reproduz o áudio.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CIDADANIA ATIVA E PASSIVA

Olá amigos! Vocês conhecem o conceito de Cidadania Ativa e Cidadania Passiva? Qual delas os sistemas de ensino e a sociedade, em geral, costumam promover? Existe cidadania na infância ou as crianças são tratadas sempre como um projeto de futuro ao invés do ser pensante, atuante e multiplicador de agora? 
Aqui no blog há uma postagem antiga sobre o assunto, esta que fiz para a Coluna da Rádio Paraty conta com algumas adaptações.
Lembrando que o link para escutar o áudio só abre completamente em computadores comuns (desktop) ou notebooks. Em celulares e smartphones até chega a abrir, mas não reproduz o áudio.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ANALFABETO INFORMATIZADO - CRIANÇA E TECNOLOGIA


Olá amigos! Vocês conhecem o conceito de Analfabeto Informatizado? Qual a relação disto com a atual geração digital que tem acesso cada vez mais cedo a recursos tecnológicos? Como dimensionar o limite entre o exagero e o saudável em termos de acesso das crianças à tecnologia?
Lembrando que o link para reprodução de áudio só abre completamente no desktop comum ou notebook (em celulares e smartphones a página até abre, mas não reproduz o áudio).












quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

Olá amigos! Na coluna desta semana o assunto é Educação Financeira Infantil. É possível? Como vivenciar isso no contexto da família e quais as possibilidades de abordar isto também na escola (com desdobramentos relacionados a consumo consciente e exploração de conhecimentos matemáticos práticos em contextos sociais)? Em tempos de crise econômica e hídrica, tanto adultos, como crianças, tem muito a aprender sobre equilíbrio tanto financeiro, como de consumo...