Total de visualizações de página


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PREGUIÇA NAS CRIANÇAS - POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Olá amigos! Nesta semana o assunto é preguiça... Não tenha preguiça de ouvir, kkkkkkkkk. Como lidar com algumas atitudes de preguiça nas crianças pequenas e ajudá-las a ter mais iniciativa, autonomia e atitudes cooperativas?
Lembrando que o link só abre para reprodução do áudio no computador comum (desktop) e notebook. Em celulares e smartphones o link até abre, mas não reproduz o áudio.









sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ATÉ QUE IDADE É POSSÍVEL APRENDER?

Olá amigos! Será que há prazo de validade para aprender? Na coluna desta semana cito o exemplo da senhora Arvelina Volpato Vitorino, que aos 64 anos, está entre o grupo seleto de alunos que passaram à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e é aluna do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Assim como ela, várias pessoas, por diversos motivos, não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade considerada certa e muitas vezes ficam em conflito entre a vontade de retomar os estudos e o sentimento de incapacidade, dizendo que a cabeça não funciona mais para certas coisas, presumindo que é tarde demais para tentar... Será? Como encarar este desafio?
Lembrando que o link para reprodução do áudio só abre completamente em computadores comuns (desktop) ou notebooks. Em celulares e smartphones a página chega a abrir, mas não aparece o ícone para reprodução do áudio.



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MORDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá amigos! O assunto da semana são as temidas MORDIDAS. Entre crianças pequenas a incidência é bem maior. Por quê? Qual a relação com a fase do desenvolvimento infantil em que a criança se encontra e as possíveis motivações? Quais intervenções a escola pode promover em termos preventivos e, reparativos, quando elas ocorrem? Como a parceria com a família pode ser importante em casos de mordidas recorrentes?
Lembrando que o link para reprodução do áudio só abre completamente em computadores comuns (desktop) ou notebooks. Em celulares e smartphones a página chega a abrir, mas não aparece o ícone para reprodução do áudio.








quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PRESENÇA OBRIGATÓRIA NAS REUNIÕES ESCOLARES - COMO ANDAM OS PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DO TEMA

Olá amigos! Está em vias adiantadas de tramitação no Senado Federal dois projetos de lei que visam incentivar a participação dos pais e responsáveis nas reuniões promovidas pela escola. Um dos projetos está na linha da garantia do direito de se ausentar do trabalho para comparecer e o outro vai além, querendo agregar o caráter obrigatório, prevendo punições aos ausentes. O que está envolvido em tudo isto? Qual deve ser real motivação dos pais comparecerem à reunião dos filhos? Como incentivar os familiares a compreenderem a importância e responsabilidade de participar na vida escolar dos filhos? Será que só as leis garantem isso? Enfim, faço alguns comentários sobre o teor das leis e algumas reflexões a respeito.

Lembrando que o link para reproduzir o áudio só abre completamente em computadores comuns (desktop) ou em notebooks. Em celulares e smartphones até abre o link, mas não abre o áudio.

http://mais.uol.com.br/view/15603124




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO SONO NA INFÂNCIA

Olá amigos! Na coluna de hoje falo sobre uma necessidade fundamental do ser humano: o SONO. Nós adultos conhecemos bem o impacto de uma noite mal dormida no dia seguinte. Quando se dorme mal continuamente ou nos casos de privação total, o rombo na saúde é ainda maior. Mas e as crianças? Qual a importância do sono no processo de desenvolvimento e na aprendizagem? Quanto cada criança, de acordo com a idade, precisa dormir? Quais as possíveis consequências de problemas com sono na infância? Como tentar melhorar o padrão de sono delas?
Lembrando que o link para reprodução do áudio só abre completamente em computadores comuns (desktop) ou notebooks. Em celulares e smartphones a página chega a abrir, mas não aparece o ícone para reprodução do áudio.