Total de visualizações de página


quinta-feira, 25 de março de 2010

A TURMA DA MÔNICA E SEUS PERSONAGENS INCLUSIVOS


Dorinha fez sua estréia no mundo dos quadrinhos da Turma da Mônica em 22 de novembro de 2004, na edição do Gibi da Mônica n°221. Trata-se de uma personagem deficiente visual, que ganhou este nome em homenagem a Dorina Nowil, que perdeu sua visão ainda na infância e desde então foi um exemplo de força e coragem de superar limites e de criar novos caminhos e recursos para dar qualidade de vida aos deficientes visuais. A Fundação Dorina Nowil é uma referência de instituição. Deveras, uma homenagem merecida
A história em que Dorinha é introduzida na turma, "A Nova Amiguinha", foi muito apropriada, pois partiu de uma situação em que a turma toda estava brincando de cabra-cega e vivenciando as dificuldades impostas pelo não ver. Desde o primeiro encontro a personagem Dorinha aparece radiante ao lado do seu cão labrador Radar, com visual moderno e figurino fashion, segurando em uma mão sua bengalinha e na outra a coleira do seu cão-guia. Dorinha logo se socializa com a turma e mostra suas habilidades e sentidos aguçados como o tato, a audição e o olfato.
Mauricio de Sousa aponta alguns dos seus objetivos em criar a personagem : "A Dorinha vai mostrar às crianças como ouvir o som do mundo, sentir seus perfumes, e sugerir o hábito da inclusão, onde todos se tratam de igual para igual, independentemente de alguma deficiência física.".
Segue abaixo o link com a história de estréia de Dorinha na Turma da Mônica:
O segundo personagem portador de necessidades especiais da Turma da Mônica foi o cadeirante Luca, que estreiou nas bancas no dia 20 de dezembro de 2004, na edição do Gibi da Mônica n° 222. Luca é um amante dos esportes, principalmente do basquete, fã do cantor Hebert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso. É um garoto divertido e corojoso, que arranca também suspiros das personagens femininas da turminha do Maurício. Segundo Mauricio de Souza Luca tem realmente o objetivo de mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independe de qualquer deficiência física.
Há um personagem da Turma da Mônica que já figura há algum tempo nos gibis, o Humberto, um garoto que interage com as outras crianças da turma, porém não fala nada além de "hum, hum, hum". Este personagem gera de fato muitas dúvidas na cabeça dos leitores, pois não fica claro se Humberto escuta ou não. Em entrevista ao Comitê Brasileiro de Esportes Paraolímpicos o próprio Mauricio tira esta dúvida ao dizer que "Humberto é surdo e não aprendeu a falar". Nesta mesma entrevista, Mauricio revela que ele e sua equipe de roteiristas não utilizam muito o personagem por falta de conhecimento do mundo dos surdos, porém almejam explorá-lo com mais consistência futuramente. Sim, a criação de um personagem e mesmo o desenvolvimento do mesmo exige pesquisa de campo, como bem afirmou Maurício em relação a criação dos personagens Dora e Luca: "Para se criar algum personagem com algum tipo de deficiência tinhamos que estudar o mundo da pessoa com deficiência, seus hábitos, suas dificuldades, sua adaptação, seus sentimentos em relação às outras crianças. Tínhamos que mergulhar fundo, também, para nos despirmos dos preconceitos, mesmo inconscientes e chegar a um concenso, eu e a equipe de roteiristas, quanto à forma de apresentá-los como personagens e no bojo de um roteiro, de uma história com seriedade, respeito, humor e mensagem. Foram necessárias muitas reuniões, debates, estudos e discussões."
A entrevista acima citada, intitulada "Maurício o mago dos quadrinhos", pode ser conferida na íntegra no seguinte link:
Portanto, aí está a dica! Na Turma da Mônica há outros personagens a explorar além da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão ... Aproveitando o fato das crianças gostarem tanto de histórias em quadrinhos podemos introduzir assuntos pertinentes ao respeito à diversidade partindo de personagens como a Dorinha, o Luca e o Humberto.

Um comentário:

  1. Ola meninas....passei pra dar uma olhadinha no blog.....cada postagem melhor que a outra....parabénsssss

    ResponderExcluir